Custo e escolha: Uma indagação em teoria econômica - James Buchanan

James_buchanan_by_atlas_network

Segundo o prefácio de Hartmut Kliemt, apesar de relativamente breve, Custo e escolha “ocupa um lugar bastante central na obra de Buchanan, uma vez que a noção econômica fundamental de ‘custo’ ou ‘custo de oportunidade’ está intimamente relacionada à perspectiva individualista e subjetivista que é essencial para seu projeto”.

É verdade que a escola austríaca de economia apresentou idéias similares sobre o custo décadas antes de Buchanan, mas Buchanan pretende integrar suas idéias ao arcabouço clássico e neoclássico. Quando publicou seu livro em 1969, Buchanan esperava que outros acadêmicos o seguissem, pesquisando o conceito de custo de oportunidade e suas aplicações. Ao contrário do teatro das políticas públicas, em que a obra de Buchanan é celebrada e influente, seu importante trabalho a respeito da questão do custo e da escolha, tão claramente explicado neste livro, mal conseguiu influenciar o pensamento econômico mainstream nos trinta anos passados desde sua publicação.

Espera-se que essa nova edição da obra seminal de Buchanan dê a suas idéias revolucionárias uma circulação mais ampla. Diz Buchanan no prefácio: “Meu objetivo é usar a teoria do custo de oportunidade para demonstrar distinções metodológicas básicas frequentemente ignoradas, e mostrar que o uso da teoria clarifica áreas importantes de discórdia em questões de políticas públicas.