Liberais vivem mais

José Osvaldo de Meira Penna, um dos maiores pensadores liberais do Brasil, completa hoje 95 anos. Diplomata desde os seus 20 anos, serviu em diversos países, como Israel, Nigéria e Noruega. Meira Penna foi professor da UnB e presidente do Instituto Liberal de Brasília. É também membro da Mont Pèlerin Society, grupo de intelectuais criado por F. A. Hayek em 1947 para a discussão das ideias do liberalismo clássico.

Em seu site, Meira Penna escreveu tempos atrás:

"Liberals live longer" - diz uma piada atribuída a Hayek e vulgarizada nos meios liberais internacionais. Vivemos mais, talvez, com todos os achaques da velhice, mas nos valemos de mais longa experiência. A experiência é preciosa. Wittgenstein a enaltece numa Resenha de sua obra em que são tocados os temas do Ceticismo e da Certeza. É graças à experiência que podemos acabar julgando com a esperança de correção. Um amigo um tanto ou quanto ingênuo, porém sincero em sua cordialidade, me felicitou o outro dia com as palavras: "Gostaria de chegar à sua idade, com sua lucidez"... Será que não estou realmente decrépito, não estou gagá? Será que o que escrevo ainda faz sentido? Escrevo, entretanto, conforme tenho pensado há dez, vinte, cinquenta anos, com a experiência de longa meditação...

Celebre a data tirando proveito da experiência e sensatez de Meira Penna lendo as suas obras disponíveis na Biblioteca do OrdemLivre: O Dinossauro e Opção Preferencial pela Riqueza.