Um encontro para discutir os rumos e a história do Brasil

Para discutir o tema "Brasil, País do Futuro: Até Quando?", chega hoje a Fortaleza a 4ª edição do projeto "Liberdade na Estrada 2012", formada por intelectuais e acadêmicos de renome nacional e internacional, que desde o dia 17 de outubro percorrem as principais cidades brasileiras, discutindo sobre questões sociais, econômicas, políticas e culturais, consideradas pertinentes à sociedade brasileira.

O primeiro debate com o público cearense, em especial estudantes, será logo mais, às 19h, no auditório da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (Feac). Na quarta-feira, os debatedores têm encontro marcado às 8h horas, no auditório do bloco A2 da Universidade de Fortaleza (Unifor), terminando assim a passagem do projeto pelo Nordeste. A coordenação local do evento, que destina-se ao público em geral, sugere a realização de um pré-cadastro pelo site http://www.liberdadenaestrada.com.br/ . No entanto, avisa que não é obrigatório, apenas para fins de organização. Ainda dá tempo de participar.

Guia

Entre os palestrantes convidados, o jornalista Leandro Narloch, autor dos livros "Guia politicamente incorreto da História do Brasil" e "Guia politicamente incorreto da América Latina", além de articulista dos jornais Folha de S. Paulo e Estado de São Paulo. Antônio Mariz, colabora com Ong Ordem Livre no Ceará, e à frente da organização do evento local, explica: "o objetivo do ´Liberdade na Estrada´ é promover o debate na comunidade acadêmica sobre questões políticas, econômicas e sociais, através da filosofia liberal, baseada em princípios como liberdade individual, mercado livre, paz e governo limitado".

Esclarece que a Ordem Livre é uma organização de cunho estritamente acadêmico, que trabalha com questões de ordem social, defendendo os princípios de liberdade econômica e individual, observa.

Antônio Mariz considera importante destacar que o "Liberdade na Estrada" é realizado todos os anos, em várias cidades do País, reunindo palestrantes de diversas áreas do conhecimento que estão dispostos a discutir sobre o tema. Assim são organizados debates nas mais importantes universidades brasileiras. Nessa edição, a primeira cidade a receber os debates foi Porto Alegre. Daqui o projeto, que começou em 2009, segue para Brasília onde faz sua última parada, totalizando 11 cidades visitadas e 13 universidades. O evento propõe uma discussão com lideranças estudantis e o público em geral. Ao longo de um mês, as principais universidades brasileiras, em 11 estados diferentes, incluindo o Distrito Federal, debateram sobre os principais desafios que se colocam diante do Brasil, enfocando aspectos econômicos, políticos, culturais e sociais. O evento é uma parceria com a Ordem Livre com lideranças estudantis de diversas universidades Brasil afora.

Participantes

Para debater sobre os principais desafios que estão colocados diante do Brasil, aqui em Fortaleza, estão: André Luiz S. C. Ramos, graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente, cursa doutorado em Direito Empresarial na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e MBA em Direito da Concorrência na FGV-SP, exercendo a função de procurador federal e professor de Direito Comercial/Empresarial do (Centro Universitário a Teoria e Prática Juntas (IESB).

Fábio Ostermann, formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UF-RGS), graduado em Liderança para a Competitividade Global (Georgetown University) e mestrando em Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(PUC-RS).

A atração mais conhecida do grande público pe Leandro Narloch é jornalista e autor dos best sellers "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil" e "Guia Politicamente Incorreto da América Latina", que venderam mais de 350 mil cópias desde 2009.

Mais informações:

Liberdade na Estrada 2012 - Hoje, às 19h, no auditório da Faculdade de Economia da UFC (Avenida da Universidade, 2486 - Benfica); e quarta, às 11h, no bloco A, da Unifor (Av. Washington Soares, 1321). Inscrições pelo site http://www.liberdadenaestrada.com.br/

IRACEMA SALES

REPÓRTER